sexta-feira, 22 de outubro de 2010

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO


Idalina de Oliveira Santiago nasceu no estado do Rio de Janeiro na cidade de Itaguaí em 20 de outubro de 1923.
Mudou, ainda pequena, com a família para o estado de São Paulo indo morar na cidade de Jaguariúna onde o pai adquirira um sitio.
Estudou somente até o quarto ano primário (ensino fundamental atual) e não pode continuar os estudos, pois teria que se deslocar para outra cidade e a família não tinha posses para isso.
Como moravam em um sitio, quase não tinham muitas atividades, alem das domésticas, porém seu temperamento inovador e irrequieto a fazia buscar sempre “novidades”. Foi quando ainda jovem, se interessou pela arte da costura , bordados e afins, pois ansiava por uma forma de adquirir uma certa “ independência financeira”, bem como fazer suas próprias roupas .
Conheceu o marido por meio de seu irmão mais velho que estudava na cidade de São Paulo,e levou um “amigo” para passar alguns dias no interior. Daí nasceu um namoro que se transformou em casamento, e Dª Idalina foi morar em São Paulo na casa de sua sogra, passando a assinar o nome de Idalina Santiago Melchor.
Logo vieram os filhos. Das quatro gestações, além de outras tentativas sem sucesso,teve três filhas mulheres, e um filho que desencarnou horas depois do nascimento.
Alguns relatos feitos por ela, contam que sempre que podia, ia ao centro da cidade de São Paulo, apreciar a vitrine de uma loja de roupas infantis luxuosa de onde extraia sugestões para confeccionar algumas roupas para sua filha ainda pequena.
Mudou para Sorocaba, sempre acompanhando o marido, que iria começar um novo negocio juntamente com parentes. Dª Idalina , cuidava da casa e das filhas, porém sempre buscava fazer alguma coisa para contribuir com o orçamento doméstico, que era limitado.
O que algumas lembranças ainda permitem: confeccionava enxovais para bebê em tecido de cambraia com bordados esmerados, confeccionou revestimento de cabides de madeira, com acabamentos em cetim que foram um dos pontos altos de suas criações, além de chaveiros em pedrarias, que hoje fazem muito sucesso, já eram produzidos por ela há décadas atrás.
Ficou viúva aos quarenta e cinco anos e com suas três filhas ainda menores de idade ( 16,12 e 8 anos ) e foi nessa ocasião que sua grande jornada na costura começou.
Embora não tivesse tido nenhum aprendizado profissional em corte e costura, tinha o que podemos chamar de “dom” e bom senso, e costurando sempre para suas filhas começou fortemente sua atividade de costureira para o sustento da família.
Por ocasião da viuvez recebeu ajuda de familiares, pois tinha ficado com uma pequena pensão e algumas dívidas, e até sugestões para que suas filhas fossem criadas por outros parentes para ajudá-la, porem seu temperamento decidido optou por permanecer junto as suas filhas e continuar sua luta pelo sustento e educação das mesmas.
Foi assim que, costurando dia e noite, tinha o pão de cada dia.
Outros relatos que vem a memória: “Certo dia amanheceu muito preocupada,não tinha nenhuma reserva para aqueles dias ,o dinheiro estava muito escasso e o que fazer? Então , aparecia uma cliente encomendando alguma peça de roupa e pagando adiantado por isso!!!!
Era a providência divina em ação..
O tempo passou....as filhas cresceram, sempre sob sua guarda e orientação,passou valores,ensinamentos e exemplo de vida e dedicação, dia e noite na máquina de costura.
Até que chegaram os vestidos de noiva....sim...ela fez os três!!!
Então Dª Idalina tinha cumprido mais uma missão em sua vida!!! As filhas casadas e encaminhadas na vida, com estudo e profissão!!!
Porém o melhor estava por vir...
Como já se encontrava sozinha em sua casa...filhas casadas...netos...voltou a Jaguariúna para morar com suas irmãs solteiras.
Já que não tinha mais tantos encargos, colocou em prática o seu grande sonho que uma vez comentou : “ Gostaria muito de costurar para as crianças pobres”...
Foi assim, que com retalhos que recolhia das confecções da cidade ela produzia roupas infantis e enviava para um Centro Espírita em São Paulo, que fazia um trabalho de distribuição de Sacolinhas de Natal para crianças carentes. Foram muitas peças de roupas....feitas com muito carinho e bom gosto!!
Mais uma vez Dª Idalina e sua máquina de costura estavam a” todo vapor.”....
Mas isso também não lhe bastava, ela sentia necessidade de fazer algo mais....foi quando pensou em propiciar um Natal especial para as famílias carentes de Jaguariúna.
Sua vontade era que no dia de Natal, aquelas famílias tivessem um almoço mais farto e saboroso!!!
Mobilizou esforços para que isso se tornasse realidade.
E em 1991 nasceu o primeiro almoço de Natal em Jaguariúna, idealizado por ela
juntamente com amigos que compartilhavam a mesma idéia.
Cadastraram algumas famílias, confeccionou as roupas infantis, conseguiu doações e lá foi o pequeno grupo distribuir com muito amor aquelas sacolas tão especiais....Recheadas principalmente de amor e fraternidade... Conseguiram atender por volta de 12 famílias que ao todo somavam 60 crianças. Estava novamente ela realizando mais um de seus sonhos...ela e sua maquina de costura...a “todo vapor.”..
Começava assim uma historia de superação e amor ao próximo.
No ano de 1992 Dª Idalina,foi chamada de volta a espiritualidade, seu tempo aqui na Terra tinha se esgotado pois ela já tinha plantado as sementes necessárias....
Foi então que para surpresa de todos, sua filha Soraya, que morava em Jaguariúna, recebeu sua primeira convocação, por meio dos amigos espirituais!!!
O trabalho tem que continuar...e você será responsável por ele. Vamos!!! Procure famílias carentes, cadastre , ajude....!!!
Passado os primeiros momentos de surpresa e preocupação, Soraya, abraçou a causa com coragem e dedicação!!!
E mais uma vez Dª Idalina estava em ação!!
Dessa vez sua maquina de costura a “todo vapor”, iria alinhavar os pensamentos do pequeno grupo que ali estava, empenhados em dar continuidade, costurar os corações unindo-os num mesmo ideal e formando uma grande rede de amor e dedicação ao próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário